quarta-feira, 18 de junho de 2014

Konjac - O macarrão oriental milagroso!

Hoje fui de Konjac!

 Você conhece o “macarrão milagroso”? Esse macarrão ficou famoso após Nigella Lawson divulgar que emagreceu consumindo-o.







No Japão, há muitos anos o konjac faz parte das refeições do dia a dia em diversas receitas. As japonesas que querem perder peso o consomem em forma de bloco, que lembra a nossa goiabada cascão. Os países do Ocidente optam pelo formato de macarrão, que possui características mais neutras. Ele é conhecido como milagroso pois aumenta muito a sensação de saciedade. 

Por que o konjak ganhou a fama de milagroso? Especialmente por ter muito volume e poucas calorias - apenas 10 em uma porção de 200 gramas (quantidade suficiente para encher um prato). Ele tem outra vantagem para quem está na batalha para perder peso: não tem carboidrato. Extraído da raiz do konjac, tubérculo de origem japonesa, é um alimento composto apenas de água (97%) e glucomanan (3%) - um tipo de fibra solúvel que ao entrar em contato com a água, e durante o processo de digestão, dobra de tamanho ocupando um bom espaço no estômago. 

Diferentes nomes são dados ao konjac, no Japão: Shirataki, Itokonntaku, Konnyaku, “Língua do Diabo” e “Vassoura para o Estômago”. Nos Estados Unidos: “Miracle noodle” ou, na tradução, “Miojo Milagroso”.

O macarrão, apesar de ainda não ser tão comum nas cidades brasileiras, já pode ser encontrado em diversos lugares. Em São Paulo, é possível comprá-lo em lojas do bairro da Liberdade ou encontrá-lo servido em restaurantes japoneses e chineses.

Agora, se for adepta das compras pela internet, faça a encomenda do seu pacote de konjac por meio do site da Amazon. Nesses lugares, o preço médio do macarrão konjac é de R$ 10 (ou mais), o pacote de 200 g. Aí, é testar sua aplicabilidade nas receitas, o ideal é que sempre venha acompanhado de uma proteína e de legumes.



Lembrando que nada em excesso faz bem! Inclua essa opção na sua alimentação, mas não faça uso todos os dias, pois nosso corpo precisa de mais nutrientes!

Espero que tenham gostado da dica!

Fontes:
Revista Corpo a Corpo

Revista Boa Forma 

Nenhum comentário:

Postar um comentário