sexta-feira, 27 de junho de 2014

Homus - Benefícios do Grão de Bico

grão-de-bico, do ponto de vista nutricional, é um legume com importantes qualidades culinárias e nutritivas, sendo rico em proteínassais minerais e vitaminas do complexo B.
Devido à sua grande quantidade de amido, grão-de-bico é usado pelo nosso organismo como fonte de energia. É pobre em água e gorduras, e está isento de colesterol.
Por possuir grande quantidade de celulose na casca, o grão-de-bico estimula o funcionamento dos intestinos.
Cada 100g de grão-de-bico contém 6g de fibras, sendo em sua maioria fibras solúveis, que ajudam de forma eficaz o organismo a eliminar açúcares, gorduras e colesterol.
Vários estudos apontam a relevância dessa leguminosa na prevenção de doenças cardiovasculares, assim como no tratamento de vários tipos de anemia. Além disso, o grão-de-bico contém uma generosa quantidade de cálcioferro, magnésio minerais que desempenham funções importantes no organismo.
Sendo um alimento relativamente barato, o grão-de-bico oferece uma grande versatilidade na culinária, fazendo muito sucesso em pratos como a pasta de grão-de-bicosopa de grão-de-bicosalada de grão-de-bico e muito mais.
grão-de-bico possui ainda uma grande quantidade de triptofano, utilizado para produzir serotonina, responsável pela ativação dos centros cerebrais que dão sensação de bem-estar, satisfação e confiança!

Agora, uma receita muito fácil e deliciosa! O homus pode ser usado como dip ou complemento para sanduíches!








Ingredientes
300 g de grão-de-bico cozido (reservar um pouco da água do cozimento 200ml)
4 colheres (sopa) de suco de limão siciliano
2 colheres (sopa) de tahine (pasta de gergelim, encontra-se em super mercados)
2 dentes de alho, amassados
1 colher (chá) de sal
Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
3 colheres (sopa) de azeite


Preparo:
Cozinhe o grão-de-bico em panela de pressão. Após pegar pressão, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 40 minutos.
Em um liquidificador ou processador, coloque o grão-de-bico com a água reservada (200ml). Reserve um pouco do grão-de-bico para enfeitar (1 colher de sopa). Acrescente o suco de limão, o tahine, o alho picado e sal. Bata os ingredientes até que fiquem cremosos e bem misturados.

Transfira a pasta de grão-de-bico para a tigela onde será servida. Regue com azeite e salpique pimenta. Enfeite com o grão-de-bico reservado e salsinha.

O Homus é uma receita de origem árabe e geralmente é consumido junto com outros pratos como kibe cru, coalhada seca, tabule, todos estes são saudáveis mas por levarem trigo na receita têm que ser consumido com moderação.



Consuma com pão pita, torradinhas, grissinis, pão italiano, pão de forma todos de preferência integrais.


Também fica uma delícia como complementos de sanduíches ou como complementos de saladas ou carnes.




Espero que gostem!!


Fonte: Vapza

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Panqueca Protéica com Calda

Ingredientes massa:
150 gramas de batata doce cozida (1 batata grande ou 2 médias)
8 claras de ovo
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de sopa de canela em pó (ingrediente opcional, pode ser trocado por cacau em pó ou coco ralado integral sem adição de açúcar)

Ingredientes calda de Whey Protein:
1 scoop de whey chocolate (ou outro sabor da sua preferência)
100 ml de água

Preparo:
Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador.
Frite as panquecas em frigideira antiaderente sem óleo. Se necessitar de óleo, dê preferência ao óleo de coco para untar a frigideira.
Misture a água ao whey protein aos poucos mexendo bem com uma colher até atingir a consistência de calda cremosa.
Finalize com a calda de whey por cima das panquecas e adicione sua fruta favorita!



Obs: Rendem 5 panquecas pequenas.












sexta-feira, 20 de junho de 2014

Tex Mex Saudável! Arriba!!

Nachos integrais feitos de pão Pita (Sírio)

Ingredientes:
1 saco de pão pita integral (sírio)
Sal marinho ou rosa a gosto
Páprica picante
Azeite extra virgem

Preparo:
Abrir o pão sírio separando as duas folhas e corte em formatos triangulares. Acomode numa assadeira grande e polvilhe o sal, a páprica e um fio de azeite em cada pedaço. Leve para assar em forno pré-aquecido por aproximadamente 20 minutos, 180 graus. Cuidado pois queima fácil.



Guacamole

Ingredientes:
1 abacate maduro
1 cebola picada
1 tomate sem sementes picado
1 limão (suco)
1 pimenta dedo de moça picadinha sem as sementes
Coentro a gosto
Sal marinho a gosto

Preparo:
Amasse o abacate com um garfo para que ele fique como uma pasta, vale deixar alguns pedacinhos para dar consistência. Misturar os outros ingredientes picados e reservar na geladeira. Servir 1 hora depois com pão pita integral ou torradinhas integrais ou sem glúten.






Sour Cream (Creme azedo)

Ingredientes (para 12 porções)
2 copos de iogurte natural desnatado
suco de 1 limão tahiti
Sal marinho a gosto

Salsa picadinha para decorar

Preparo
Miture o suco de limão ao iogurte e deixe descansar na geladeira por 2 horas antes de servir. 





Chili de Feijão com Carne

Ingredientes (para 12 porções)
1kg de patinho moído (peça para o açougueiro moer 2x)
2 colheres de sopa de azeite virgem
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho amassados
2 colheres de sopa de extrato de tomate
1 colher de chá de páprica doce
1 colher de café de páprica picante
1 colher de chá de cominho em pó
1 pitada generosa de chili em pó ou pimenta calabresa
1/2 maço de salsa picada
3 xícaras de feijão carioca (marronzinho) cozido, com o caldo
sal a gosto

Preparo:
Em uma panela aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Acrescente a carne e mexa até cozinhar e começar a soltar água. Acrescente o extrato de tomate e continue mexendo. Junte todos os temperos e misture bem. Tome cuidado com a pimenta se estiver usando a do tipo chili em pó, pois ela é extremamente forte e por isso você deve acrescentá-la aos poucos, sempre provando. Acrescente o feijão cozido com o caldo e com a ajuda de uma colher grande e firme amasse-os contra a panela, aos poucos, até que o caldo engrosse e se misture uniformemente à carne. A consistência do chili de feijão deve ficar parecendo com um purê. Dose o sal, desligue e sirva a seguir com tortillas integrais, pão pita integral ou torradinhas integrais. 




Espero que gostem!!

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Torta de liquidificador integral

Ingredientes:

Massa:
3 ovos
3/4 xícara de óleo
1 xícara de leite
2 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de chá de sal marinho (ou a gosto)
1 colher de chá de orégano
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo integral

Recheio (sugestão):
½ cebola picada
2 dentes de alho amassados
1 tomate picado sem sementes
1 peito de frango desfiado
Salsa e cebolinha a gosto
Azeitonas picadas sem semente a gosto 

1 colher de sopa de margarina light
2 colheres de sopa de requeijão zero gordura ou creme de leite light

Preparo – Massa
Bata os ingredientes líquidos no liquidificador. Adicione a farinha o orégano e o sal e bata até a massa ficar homogênea. Adicionar o fermente e bater da velocidade mais baixa até misturar. Reservar. Untar fôrma média com margarina e farinha integral.

Preparo – Recheio
Cozinhe o peito de frango em água fervente com os temperos que desejar, assim que estiver cozido, desfiar todo o peito.
Derreter a margarina numa panela e refogar a cebola, o tomate e o alho na margarina, deixar na consistência desejada (ao dente ou bem molinho). Acrescentar o peito de frango desfiado, a salsa, a cebolinha e a azeitona, misturar bem refogando em fogo baixo. Verificar o sal, acrescentar mais se for necessário, sugestão, moer pimenta do reino ou pimenta rosa na hora, na panela em cima do refogado. Acrescentar o requeijão (ou creme), misturar bem e desligar.

Montagem da torta:
Untar forma ou pirex com margarina e farinha integral. Despejar toda a massa líquida na forma. Colocar o refogado de frango por cima de modo que ocupe toda a forma. Com a ajuda de um garfo, pressionar o recheio de frango para que ele fique absorvido pela massa líquida. Se você deixar o frango somente por cima ele pode ressecar no forno.

Pré-aquecer o forno em 200 graus por 15 minutos antes. Assar a torta por 40 minutos em 180 graus.




Espero que gostem!!

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Konjac - O macarrão oriental milagroso!

Hoje fui de Konjac!

 Você conhece o “macarrão milagroso”? Esse macarrão ficou famoso após Nigella Lawson divulgar que emagreceu consumindo-o.







No Japão, há muitos anos o konjac faz parte das refeições do dia a dia em diversas receitas. As japonesas que querem perder peso o consomem em forma de bloco, que lembra a nossa goiabada cascão. Os países do Ocidente optam pelo formato de macarrão, que possui características mais neutras. Ele é conhecido como milagroso pois aumenta muito a sensação de saciedade. 

Por que o konjak ganhou a fama de milagroso? Especialmente por ter muito volume e poucas calorias - apenas 10 em uma porção de 200 gramas (quantidade suficiente para encher um prato). Ele tem outra vantagem para quem está na batalha para perder peso: não tem carboidrato. Extraído da raiz do konjac, tubérculo de origem japonesa, é um alimento composto apenas de água (97%) e glucomanan (3%) - um tipo de fibra solúvel que ao entrar em contato com a água, e durante o processo de digestão, dobra de tamanho ocupando um bom espaço no estômago. 

Diferentes nomes são dados ao konjac, no Japão: Shirataki, Itokonntaku, Konnyaku, “Língua do Diabo” e “Vassoura para o Estômago”. Nos Estados Unidos: “Miracle noodle” ou, na tradução, “Miojo Milagroso”.

O macarrão, apesar de ainda não ser tão comum nas cidades brasileiras, já pode ser encontrado em diversos lugares. Em São Paulo, é possível comprá-lo em lojas do bairro da Liberdade ou encontrá-lo servido em restaurantes japoneses e chineses.

Agora, se for adepta das compras pela internet, faça a encomenda do seu pacote de konjac por meio do site da Amazon. Nesses lugares, o preço médio do macarrão konjac é de R$ 10 (ou mais), o pacote de 200 g. Aí, é testar sua aplicabilidade nas receitas, o ideal é que sempre venha acompanhado de uma proteína e de legumes.



Lembrando que nada em excesso faz bem! Inclua essa opção na sua alimentação, mas não faça uso todos os dias, pois nosso corpo precisa de mais nutrientes!

Espero que tenham gostado da dica!

Fontes:
Revista Corpo a Corpo

Revista Boa Forma 

domingo, 15 de junho de 2014

Bolo de Cenoura com Calda de Cacau

Ingredientes Massa:

4 cenouras médias cruas
2 xícaras e 1/2 de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de margarina light
1 colherinha de café rasa de sal
3 ovos
3 xicaras de farinha de aveia
1 colher de sopa de fermento em pó

Preparo:
Bata no liquidificador primeiro o açúcar, para triturá-lo, depois coloque a cenoura, a margarina, o sal, os ovos, bata tudo por 5 minutos
Em uma vasilha coloque a farinha e vire sobre ela o que foi batido no liquidificador
Mexa devagar sem bater, só mexer, se precisar coloque um pouco mais de farinha de aveia
Por último coloque o fermento em pó, mexa bem.
Unte bem uma forma com margarina light ou PAM e farinha de aveia, coloque a mistura e asse no forno a 180°C por 40 a 45 minutos.

Ingredientes calda:
2 colheres de sopa de cacau em pó
1 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de água
1 colher de margarina light

Preparo

Numa panela, coloque o cacau e junte a água, aos poucos, mexendo bem com uma espátula ou colher para dissolver. Junte o restante dos ingredientes e leve ao fogo baixo. Misture delicadamente para não açucarar a calda. Mexa sempre até ferver. Quando começar a ferver, deixe cozinhar por 4 minutos e desligue. Regue sobre o bolo ainda morno.

O bolo fica um pouco mais escurinho que o normal, por causa do açúcar mascavo...



Espero que gostem!!

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Ghee - O Ouro Líquido! - Manteiga Clarificada

Você conhece a manteiga GHEE?

O Ghee é o óleo purificado da manteiga, onde toda a água e os elementos sólidos e toxinas da gordura do leite e lactose são completamente removidos. É perfeita para os alérgicos a lactose.
Ela é muito usada pela medicina ayurveda e na cultura indiana, onde chamam ela de "ouro líquido".
O ghee preparado adequadamente apresenta as seguintes qualidades: não contém sal, não contém lactose, não produz fumaça em temperaturas altas, não necessita de refrigeração.
Na Ayurveda, o Ghee é considerado "Rasayana", ou seja, um alimento rejuvenescedor e regenerador, um tonificante que aumenta a força e a expectativa de vida, de propriedades emolientes, também é extremamente benéfico para o fígado, para inflamações gastrointestinais e no combate a úlceras, pois ajuda a equilibrar o fogo digestivo no organismo, além de fortalecer também o sistema imunológico e ajudar no tratamento dos pulmões.
Não é  toa que os indianos chama de "ouro líquido" não é mesmo?
O Ghee tem um sabor maravilhoso e é um ótimo óleo para cozinhar. Além de seu aroma e sabor delicados, tem alto nível de resistência ao calor, e não queima facilmente.  
Legumes, verduras, tortas e outros alimentos preparados com Ghee são muito saborosos e nutritivos, pode usar sem medo!
No pãozinho de manhã fica perfeita!

Aí vai o preparo:

Derreta 2 barras de manteiga sem sal em banho maria, em panela de inox ou de vidro temperado. Deixe subir a espuma. Quando essa gordura subir o líquido deixa de ser rançoso e fica transparente, odne é possível se ver o fundo da panela.
Assim que parar de produzir espuma, desligue e retire toda essa espuma delicadamente com uma colher ou escumadeira. É importante não mexer e retirar a espuma com o mínimo de interferência possível









Deixe amornar e verifique se juntaram resíduos no fundo da panela. Se sim, passe a manteiga por um coador de papel fino ou um tecido para que todos os resíduos sejam removidos.
Armazene em pote de vidro bem limpo.




O Ghee depois de pronta deve ser armazenada fora da geladeira, ela solidifica e tem validade de aproximadamente 1 ano.





Espero que gostem!



Fontes de pesquisa e aprendizado:
http://ahau.org/
http://prana-ayurveda.com/
http://www.ayurveda.com/

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Copa 2014 - Dips Deliciosos!

Os Dips nada mais são do que aquelas pastinhas ou patês que servimos de entrada!
Hoje colocarei 3 receitas de dips saudáveis e deliciosos!
Eles podem ser consumidos com as opções abaixo, de preferência nas versões integrais ou light:

Torradinhas
Barquinhas
Grissinis (palitos)
Bolachas salgadas
Legumes palitos
Nachos
Pães (fôrma, francês, italiano, sírio, pitta)
Crostini

Aí vão as receitas!

DIP DE ATUM LIGHT

Ingredientes:
01 lata de atum conservado em água 
03 colheres de sopa de cottage sem gordura 
01 colher de sopa de azeite extra virgem
1 colher de sopa de salsinha
1 colher de sopa de cebolinha
01 colher de sobremesa de molho de mostarda
1/2 dente de alho bem picadinho
Sal marinho a gosto

PREPARO:
Escorrer a água do atum até deixá-lo bem seco. Misturar todos os ingredientes até formar uma massa homogênea. 



PASTA DE GORGONZOLA

Ingredientes
200 g de gorgonzola
1 copo de requeijão light
2 colheres de sopa de salsa bem picada
1 colher de sobremesa de azeite

Preparo
Amasse bem o queijo gorgonzola, acrescente o requeijão e misture bem.
Coloque a salsa picadinha e o azeite e misture mais uma vez. Está pronto!
Para fazer bonito para os seus convidados, triture pedacinhos de nozes e misture a esse patê, fica uma delícia!!


ESPINAFRE COM RICOTA

Ingredientes
2 col. sopa de azeite de oliva
1/2  cebola normal ou roxa picada
Salsa e cebolinha a gosto
1 dente de alho picado
400g de folhas de espinafre (ou 2 copos), picadas no processador
1/2 colher de chá sal marinho
2 colher de sopa de suco de limão
1 copo de iogurte natural desnatado ou 1 pote de creme de ricota light
1/2 copo de ricota amassada

 

PREPARO

Passe o espinafre num processador e bata até triturar no tamanho desejado. (Eu gosto que fiquem folhinhas pequenas, como na foto). Aqueça o azeite e adicione as cebolas, a cebolinha e o alho, refogando bem por cerca de 1 minuto até a cebola ficar mole. Adicione o espinafre e tampe a panela por cerca de 2 minutos. Espere esfriar o espinafre refogado e depois acrescente os ingredientes restantes, misturando com uma colher.





Espero que gostem!!