quarta-feira, 23 de julho de 2014

Leite de nozes com baunilha!!

Com o intuito de diminuir o consumo de leite de vaca, há algum tempo eu alterno com os leites vegetais.
O consumo excessivo de leite de vaca traz alguns malefícios à nossa saúde, inclusive à saúde da mulher, devido a alta concentração de hormônios, o leite de vaca altera nosso processo hormonal, além de conter a lactose que é um tipo de açúcar que não faz bem a ninguém.
Vale lembrar que o leite de vaca tem suas vantagens, como uma boa concentração de cálcio, mas esse cálcio pode ser consumido em diversos outros alimentos, basta você ter uma alimentação saudável e bem diversificada.

Hoje eu fiz o leite de nozes!  PERFEITO para os intolerantes a lactose.

Você sabia que uma noz sem casa tem o formato do nosso cérebro?



E não é a toa, porque além de ser uma delícia, as nozes trazem vários benefícios:

* Melhora das habilidades motoras e de comportamento em pessoas de idade avançada;
* Diminuição do risco de sofrer de doenças ligadas ao coração;
* Aumenta significativamente o nível de serotonina, que é responsável pelo bom humor;
* Pode ajudar na diminuição do peso, já que ela é responsável pela melhora na transmissão de sinais nervosos, reduzindo a sensação de fome e a concentração de substâncias relacionadas com a inflamação;
* Reduz o risco de sofrer diabetes;
* Reduz o risco de sofrer de câncer;
* É super antioxidante;
* Possui efeitos protetores contra a morte celular que se produz no cérebro de pessoas que sofrem de Alzheimer.

Agora vamos para a receita do leite de nozes!
Ele pode ser consumido puro, adoçado, com cacau, batido com frutas, com mel, ágave, melaço, canela, usado em preparações de doces, etc, etc, etc...
Importante! Esse leite não pode ser fervido, ou senão ele talha. Se preferir quante, não deixe ferver.

Ingredientes:
3 xícaras de nozes
1 litro de água filtrada
1 colher de sopa de essência de baunilha (opcional)

Preparo:
Deixe as nozes de molho em água filtrada por 6 horas. Escorra a água e coloque as nozes no liquidificador junto com  litro de água filtrada e a baunilha, bata bem até ficar com aparência bem leitosa.
Passe o leite numa peneira fina ou tecido bem fino para separar o leite da massa de nozes. Esprema bem até obter todo o leite e sobrar apenas a massa de nozes sequinha.
O leite deve ser conservado em geladeira e dura no máximo 72 horas, depois disso pode azedar.
Se quiser um leite mais cremoso ainda, dobre a quantidade de nozes e mantenha a quantidade de água.





Essa massa de nozes também pode ser utilizada em muitas preparações! Pode ser feita como ricota temperada salgada, pode ser usada em molho branco, em massa de bolo, massa de panqueca, e por aí vai!!



Espero que gostem!

segunda-feira, 21 de julho de 2014

O que é esse bendito GLÚTEN?? Corto ele da minha vida ou não???

Muita gente me pergunta sobre o glúten e porque eu diminuí a ingestão de produtos que contenham essa proteína.

Primeiramente preciso reafirmar que não sou nutricionista e o que eu escrevo é baseado em muita leitura e na prática também.

Mas o que é o bendito glúten?? O glúten é uma proteína encontrada no trigo, na aveia, na cevada, no malte, no centeio e em seus derivados, como pães, massas, bolachas, cerveja, uísque e em uma infinidade de produtos industrializados.



Ele pode causar danos reais e imediatos apenas às pessoas com intolerância a essa proteína, e essa intolerância é conhecida como “doença celíaca”. Para estas pessoas ingerir comidas que contenham essa substância pode ser o gatilho para reações desagradáveis: diarreia, dor abdominal, inchaço, danos ao intestino delgado, problemas na absorção dos nutrientes que acarretam em outras doenças, anemia e fadiga. Infelizmente não existe cura. O único jeito para estas pessoas é adotar uma dieta livre de glúten para o resto da vida.

No meu caso, graças a Deus, eu não sou celíaca, mas já testei algumas dietas da moda, nada muito maluco tipo “dieta do abacaxi”, e sempre por pouco tempo, mas somente para saber como é, e como as pessoas se sentem (e vai que dá certo né? Kkk)

Já testei ficar sem lactose (que ainda está na moda), quase surtei, porque eu AMO queijos, cottage, branco, cream cheese, um leitinho quentinho de noite e etc...Tentei os leites de amêndoas e castanhas, bebidas derivadas de arroz e soja...alguns são deliciosos, outros tem gosto de água suja, mas todos são muito nutritivos, mas dá para viver sem queijo meu povo??? Eu não consegui!  E também não vi benefício nenhum para mim e no meu corpo...isso NO MEU CASO! Hoje em dia evito a lactose quando posso, pois ela não deixa de ser o “açúcar do leite”, e de açúcar eu fujo igual o diabo foge da cruz!!! Mas sobre lactose falaremos numa próxima!

Já testei ficar somente na proteína e...juro, me senti numa TPM eterna!! Além da irritação, fiquei com a pele ruim e sem disposição, mesmo bebendo muita água, eu emagreci, mas para mim não valeu a pena mesmo emagrecendo, por ser muito sofrido. Dietas sem carboidratos eu faria somente se precisasse muito ou para quem quer dar aquele “susto” no organismo para iniciar o emagrecimento, mas por pouco tempo. A reeducação alimentar é SEMPRE o melhor caminho!!

Aí um belo dia testei ficar sem glúten...e AMEI! Desinchei e consequentemente perdi umas medidas, e não senti fome, não senti irritação e nenhum efeito indesejado, e o melhor, me acostumei!
Mas é óbvio que eu emagreci, pois simplesmente cortei todo o pão, bolachas, derivados de trigo, cerveja, etc....quem nao emagrece cortando tudo isso??

Uma das principais consequências do consumo de glúten é a indesejável barriguinha. Isso acontece, (segundo a nutricionista do site www.mulher.com.br , porque “são liberadas substâncias inflamatórias que estimulam a formação de gordura. Outro problema é que o glúten ativa a enzima que produz colesterol no corpo, mesmo que a pessoa tenha uma alimentação balanceada e saudável”. Ela diz também que "ele é uma espécie de 'ladrão', que adora roubar o lugar dos outros. Ele rouba o lugar da insulina, e com isso falta glicose nas células, deixando cansado, com falta de energia e sono após uma refeição. Rouba também o lugar da endorfina no cérebro, e com isso cada vez que você consome esse alimento que te faz mal, sente um bem estar e um prazer momentâneos".

Hoje em dia eu evito ao máximo derivados de trigo, mas não cortei totalmente, pois cortar a proteina do glúten também pode acabar complicando pois, o seu organismo se acostuma a ficar sem, e quando você ingere depois de muito tempo, ele pode estranhar e reagir contra, ou seja, tudo sempre com moderação. Como pizza , pães integrais e uma cervejinha de vez em quando, para meu organismo não esquecer do glúten!

O ideal é consumir pães sem glúten, bolachas de arroz ou outros tipos, tapioca e massas feitas de arroz ou milho. Todos esses produtos não são difíceis de achar, nas grandes redes de super mercados e lojas de produtos naturais vocês acham!

Algumas opções são sim um pouco mais durinhos, ou “al dente”, pois o glúten também ajuda na maciez da massa.

Agora você deve ficar atento pois os itens que não contêm glúten têm a mesma quantidade de calorias do que as versões convencionais. Não é porque a embalagem diz que o produto não contém glúten que você pode devorar um pacote de bolacha sem consequências! Não conter glúten não quer dizer que é light ou diet, zero e etc...

De resto, o consumo de arroz integral, raízes em geral é normal para as pessoas que não podem ou não querem ingerir o glúten , ou seja, cortar o glúten não significa cortar o carboidrato, como muita gente confunde.

GLÚTEN NÃO É A MESMA COISA QUE CARBOIDRATO!

Aí vão uns produtinhos que uso e gosto.










Já exite até a cerveja sem glúten!! Mas o melhor é consumir com muuuita moderação né pessoal?!




Concluindo, se você não é celíaco você não é obrigado a cortar o glúten totalmente da sua vida.

Mas se evitar os produtos que o contém, com certeza verá benefícios na sua “circunferência”!


Espero ter dado boas dicas!

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Por quê unir um carboidrato com uma proteína ou gordura boa?

Todos sabem que não sou nutricionista (quem sabe um dia...hehehe), mas me perguntam porque eu levo minha lancheirinha para o escritório, para reuniões, para visitas aos clientes e aqui, baseado em muita leitura, conversas com amigas nutricionistas e pesquisas, vai uma explicação básica dos tipos de lanches que eu costumo levar, onde sempre tento combinar carboidrato magro (de baixo índice glicêmico) com proteína também magra (baixo índice de gordura).

 Como a maioria de vocês sabem, o grupo alimentar que tem a capacidade de elevar os níveis de açúcar no sangue com maior facilidade é o grupo dos carboidratos. Lógico que, quanto maior  o índice glicêmico do carboidrato, maior essa capacidade. Quando consumimos carboidratos simples ou sem o acompanhamento de uma proteína ou gordura essa refeição aumenta de forma brusca os níveis de açúcar no sangue, e aí temos o famoso pico de insulina

  Com o passar do tempo, esses picos de insulina irão favorecer não só o aparecimento daquela barriguinha saliente, pois a insulina favorece o acúmulo de gordura na região abdominal, e também aumenta, e muito, a pré disposição ao desenvolvimento de diabetes

  É aí que entra a ação da proteína e da gordura boa. Elas, além de fornecerem aminoácidos essenciais para a manutenção da massa magra, ou óleos essenciais como o ômega 6 que é super antioxidante, ainda diminuem o índice glicêmico da refeição, não gerando os picos de insulina e ainda trazendo saciedade por muito mais tempo!

  Então o que comer? Lógico que cada pessoa precisa de uma quantidade diferente e individualizada de cada alimento, mas seguem algumas opções de lanches fáceis pois sei bem como é difícil fazer esse lanche da manhã ou da tarde em meio à reuniões, trânsito, clientes! 

    Isso vale também e principalmente para as refeições principais, ou seja, um prato de massa sempre deve ser combinado com uma proteína, exemplo: massa integral à bolonhesa, filá de frango grelhado e batata doce, salmão e purê de inhame, etc...

Acho que pode dar uma ideia legal do que consumir, e como combinar esses alimentos! Segue:


Barra de granola ou frutas (não de cereais com chocolate… ok? rs)

Polenghinho light

Iogurte grego zero gordura

Castanhas do Pará

Maçã verde ou vermelha

Polenghinho light

Iogurte desnatado

Granola
Castanha do Pará


Torrada integral

Queijo cottage

Mamão papaia

Iogurte grego zero gordura
Chia


Pão sírio integral

Cottage
Alface & tomate


Pão folha light

Frango desfiado
Creme de ricota


Maçã assada

Creme de ricota
Canela


Banana

Aveia
Whey Protein ou Blend



Mix: damasco, ameixa seca, pistaches, amêndoas e amendoim

Esses são os lanchinhos que escolhi para hoje manhã e tarde.
Sem vergonha de levar a lancheirinha ok?!!



Fonte: Nutricionário.com

sábado, 5 de julho de 2014

Muffin de Blueberry (Mirtilo) e Calda de Cacau Cremosa

Ingredientes:

1 xícara de aveia em flocos finos
4 claras
1 pote de iogurte natural desnatado (ou sem lactose)
1 scoop de whey protein de baunilha
2 colheres de sopa de óleo de coco (ou canola)
1/2 de xícara de adoçante de forno e fogão
20 gotas de extrato de baunilha
1 colher de sobremesa de fermento em pó
Blueberry fresco (mirtilo) a gosto
Geleia de blueberry (sem adição de açúcar) para o recheio

Preparo:
Bater os ingredientes na batedeira em velocidade baixa, exceto o fermento, o blueberry, e a geleia.
Após a massa estar homogênea, misturar bem o fermento manualmente com uma colher ou espátula.
Untar a forma com PAM ou margarina light.
Colocar a massa com uma concha até a metade da forminha de muffin. Colocar os mirtilos manualmente e deixar um espaço no meio para colocar a geleia. Colocar 1 colher de café de geleia de mirtilo no meio de cada muffin.
Levar ao forno pré-aquecido, a 180 graus por 40 minutos.





Cobertura cremosa de cacau

Ingredientes:
2 cl. de sopa de margarina light
4 cl de sopa de cacau em pó
10 cl de sopa da açúcar mascavo

4 cl de sopa de leite desnatado

Preparo
Misturar todos os ingredientes numa panela e mexer sem parar até começar a desgrudar do fundo. Jogar a calda quente em cima dos muffins e esperar esfriar.










Espero que gostem!!


terça-feira, 1 de julho de 2014

Inverno! Começou a época dos cremes, caldos e sopas!!!

Aí vão 3 opções de sopas saborosíssimas e liberadas para quem quer perder peso!!

Sopa de abobrinha com manjericão

Ingredientes:
• 2 cebolas médias
• 1 kg de abobrinhas
• 3 colheres de sopa de azeite
• 10 ramos de manjericão fresco
• sal marinho

Preparo:
Refogue as cebolas bem picadinhas no azeite, até ficarem macias e transparentes.
Adicionar abobrinhas picadas, sal marinho a gosto e refogue por cerca de 10 minutos, até que elas fiquem bem macias. Cubra com água (você pode usar mais ou menos água, dependendo de como você quer a espessura da sua sopa) e cozinhe por cerca de 20 minutos em fogo médio.
Retire do fogo e deixe esfriar um pouco. Adicione o manjericão fresco, e bata tudo em um liquidificador. Adicione o manjericão fresco por cima.
Esta sopa fica com gosto muito suave e pode te parecer “saudável” demais. Caso sinta falta, adicione mais temperos ou coloque cream cheese light para dar um toque especial!.




Sopa de abóbora com gengibre

Ingredientes • 1 col. (sopa) de azeite extravirgem 
• 1 cebola média, picada 
• 4 xíc. (chá) de abóbora sem casca, em pedaços (pode ser qualquer tipo)
• 2 col. (café) de raspas de gengibre 
• Sal marinho a gosto 
• 1 litro de água 
• 1 pitada de orégano 
• Salsinha picada a gosto 

Preparo:Aqueça o azeite, refogue a cebola e, em seguida, a abóbora. Junte o gengibre, sal e a água. Cozinhe até desmanchar. Espere amornar e bata no liquidificador. Volte aquecer com o orégano e sirva com a salsinha.



Creme de mandioquinha e agrião

Ingredientes 
• 1 col. (sobremesa) de azeite extravirgem 
• 1 cebola pequena, picada 
• 6 mandioquinhas picadas 
• 1 litro de água 
• Sal marinho a gosto 
• 1 maço pequeno de agrião 
• 1 col. (sopa) de shoyu light 

Preparo:Aqueça o azeite e refogue a cebola. Junte a mandioquinha, a água e sal e cozinhe até ficar macio. Desligue o fogo, coloque o agrião e abafe por 5 minutos. Espere amornar e bata no liquidificador. Aqueça e adicione o shoyu no prato.


Espero que gostem!


Fontes: Bambu Chuveroso e Boa Forma